.:: Menu
.:: Mural
Nome:
E-mail:
Sua mensagem:
.:: A História do Hapkido

 

 

Essa entrevista no ano de 1982 em uma viagem
aos Estados Unidos onde Mestre Young Sool Choi,
foi participar de uma apresentação de Hapkido.

Nos dias em que esteve em solo americano,

Mestre Choi concedeu uma
entrevista a uma revista de artes marciais de
grande circulação do país.

A partir dessa entrevista podemos criar uma
projeção do surgimento
da história do Hapkido e qual os caminhos que
levaram o Hapkido a ser o que é hoje.


. Em quais circunstâncias foi colocado na casa de Takeda, Sokaku?
(Choi) -  Enquanto vivia no templo, fui fascinado pelos murais de cenas de batalhas e pinturas de cenas de famosas artes marciais dispostos pelo templo.

Quando chegou a hora, Wadanabi me perguntou qual direção eu queria tomar em minha vida. Imediatamente apontei para uma cena na parede descrevendo as artes marciais e disse que era aquilo que eu queria ser. Kintaro, Wadanabi foi um amigo íntimo de Takeda, Sokaku e providenciou minha apresentação a ele. Takeda, Sokaku gostou de mim e sentiu grande simpatia pela minha situação, decidindo me adotar. Na minha adoção ele me deu o nome japonês de Asao, Yoshida. Eu tinha em torno de 11 anos naquele tempo.

 

. Em qual cidade ficava o templo budista que foi seu lar?
(Choi) -  Kyoto.

 

. Em que área ficava a casa e o dojang de Takeda, Sokaku?
(Choi) -  Sua casa e escola se localizavam na Montanha Shin Su na área de Akeda.

 

. Qual foi a natureza de seu treinamento sob o jugo de Takeda, Sokaku?
(Choi) -  Takeda, Sokaku foi o cabeça do  Daito Ryu Aiki-Jutsu. Vivi em sua casa e aprendi sob sua orientação pessoal por quase  30 anos. Fui seu aluno constante e por 20 anos de meu treinamento, fui isolado na sua casa da montanha. Takeda foi o mestre da família real japonesa.

 

. O Sr. foi pessoalmente envolvido no ensino da família real?
  (Choi) -  Sim, fui assistente do mestre em toda sua instrução. Em Tóquio também ensinamos ao alto escalão do governo dentro do círculo palaciano. Também viajamos para várias partes do Japão e ensinamos a vários grupos de pessoas seletas.

 

. O Sr. deixou o Japão com Mestre Takeda para algumas exibições ou ensino?
   (Choi) -  Sim, quando eu tinha uns  28 anos isto foi providenciado por políticos para meu mestre  e alunos destacado para viajarem pro Hawaii para uma tour de exibição.

 

. Qual foi sua função neste tour?
  (Choi) -  Fui o líder da equipe de exibição sob a supervisão de meu mestre.

 

. Quantas pessoas forma na equipe poderia citar os nomes de alguns participantes?
  (Choi) -  Na tour do Hawaii foram cinco de nós: Takeda, Sokaku, eu (Asao, Yoshida), Jintaro, Abida e dois outros cujos nomes não consigo citar agora.

 

. Quando o Sr. retornou do Hawaii houveram mudanças significantes em sua vida?
  (Choi) -  Não, continuamos em viagem e ensinamos e ao mesmo tempo
aprendendo as instruções de Mestre Takeda.

 

. Como foi sua vida afetada pelo estouro da 2ª Guerra Mundial?

  (Choi) -  Ela mudou coisas em vários modos. A  mudança mais significante aconteceu no fim  da guerra.

 O Japão estava perdendo a guerra e num último desespero do governo, ele instituiu uma força militar especial com os mais proeminentes artistas marciais daquele tempo. Estas pessoas altamente treinadas foram conscritas em unidades especiais de guerrilha que foram  dispersas na zona de guerra. Todos do círculo interno do Daito Ryu Aiki-Jutsu foram convocados, exceto eu e Mestre Takeda. Todos foram mortos no final da Guerra.

 

. Por que o Sr. não foi convocado junto com os demais?
  (Choi) -  Eu estava sendo convocado mas Takeda, Sokaku interviu. Pelo seu status e influência, ele tinha me hospitalizado para uma pequena cirurgia. Isto parou o processo do meu recrutamento e evitou  que fosse convocado. Ele evitou que eu fosse colocado na guerra porque ele sentia que eu seria morto e o Daito Ryu Aiki-Jutsu poderia se perder na sua forma completa com sua após morte.

 

. Quantas técnicas separadas Sokaku Takeda tinha desenvolvido e ensinado no seu estilo?
  (Choi) -  3808.

 

. Quantas destas técnicas lhe foi pessoalmente ensinado?
  (Choi) -  Perto dele morrer me disse que eu era o único aluno que ele tinha ensinado
todos seus segredos e técnicas.

 

. Quando retornou à Coréia?
  (Choi) -  Retornei logo após a morte de Sokaku Takeda.

 

. Onde se situou na Coréia?
  (Choi) -  Nos situamos na província de Taegu Kyung Buk. Aqui estabeleci meu primeiro dojang e tive minha casa desde então. Após retornar, troquei meu nome de volta para Choi, Yong Sul e o nome  da minha arte para Hapkido.

 

Fonte: AHA / Mestres  Rim e  Sheya

 

 

Os fatores que criou Hapkido  

Choi Yong, o fundador do Hapkido, nasceu na cidade de Yong Dong, Choong Chung província, relativamente próximo Taegue, Coréia do Sul em 1904. Em 1909, a Coreia ficou sob ocupação japonesa. Acredita-se que as tropas japonesas tomaram jovem Choi sinagoga de sua terra natal com a idade de sete anos a ser atribuído trabalho no Japão. Era uma prática muito comum, neste período da história, para que as forças de ocupação japonesas para realocar os jovens do sexo masculino crianças coreanas para o Japão para vários tipos de trabalho. 

Fundador do Hapkido, Choi Yong sinagoga, declarou em uma entrevista pouco antes de sua morte, em 1982, que havia sido raptado por um dono de loja de doces, Sr. Morimoto, e levado para o Japão para ser seu filho. Como ele não gostava do homem, ele finalmente escapou. 

A causa real para o seu transporte para o Japão nunca poderá ser provado. Se o Sr. Morimoto tinha sido a causa, ele teria sido, infelizmente, para ele ser um trabalhador e não um filho. 

Quis o destino que ele, Choi finalmente chegou para trabalhar, Sokaku Takeda (1860-1943), o patriarca 32 de Daito Ryu Aikijitsu. Takeda era 44 anos de idade na época Choi, um menino de sete anos de idade, veio para o seu serviço. Choi foi dado o nome japonês Yoshida, Asao. O primeiro ou o nome dado Tatjuttsu que é propagada como sendo o nome Choi utilizada no Japão não é um nome japonês válido. Portanto, é historicamente incorreto acreditar que ele passou por esse nome, embora este é o nome que Choi, ele mesmo, disse que as pessoas que passaram por enquanto no Japão. 

 

Choi manteve-se ao serviço de Takeda por trinta anos, até 25 de abril de 1943, quando Takeda morreu. Nesse ponto, ele despediu-se da casa de Takeda e logo depois voltou a Taegue, Coréia. 

Deve-se notar que não há nenhum registro histórico de Choi nunca ser certificada como um estudante ou professor de Daito Ryu. O mito de que Choi perdeu seus certificados ao retornar para a Coréia é uma mentira, pois há registros em profundidade de cada aluno Aikijitsu Daito Ryu mantido no Japão. Choi, pelo seu nome coreano ou japonês, nunca foi listado como um estudante. Este fato comprova a relação entre Choi e Takeda. Choi, no entanto, durante décadas, foi sob a influência direta da arte. Ele, obviamente, domina suas técnicas.  


Esta fotografia, tomada no início de 1900, mostra Takeda Sokaku, Ohbata Shigeta, Hiratsuka Katsuharu, Yoshida Kotaro e vários outros homens. Às vezes é reivindicado também retratam Yong sinagoga Choi, (primeira linha, o segundo da esquerda). Inicialmente, deve-se notar que os funcionários, especialmente os de coreano decente, nunca foram fotografados com os seus superiores japoneses.Além disso, o nome deste homem era Takuzo Kawatani. Este indivíduo era um associado de Hiratsuka Katsuharu. 

O nascimento de Hapkido 
Como foi dito, Choi ficou com Takeda por trinta anos até a morte de Takeda. Demitido das suas funções, Choi voltou para a Coréia. 
 

 


Por Scott Shaw

Produzido por Ballak Web Design 2013