.:: Menu
.:: Mural
Nome:
E-mail:
Sua mensagem:
.:: Haedong Kumdo

 

 

O que é Haedong Kumdo?

 

A arte marcial de espada tem sido aprimorada há mais de 5000 anos junto com a história do povo coreano. A técnica da espada (Komsool ou Kombop) foi desenvolvido e os seus múltiplos benefícios foram reconhecidos como uma arte marcial para guarda, sobrevivência, condicionamento e desenvolvimento humano.

Atualmente, o Haedong Kumdo é considerado a arte marcial de espada que segue a linha das antigas formas, revivendo o Kombop. Isso foi introduzido no Mooyeodobotongji, que é o livro mais importante que existe sobre arte marcial.

Haedong Kumdo significa “caminho para descobrir o verdadeiro ser humano através da comunicação entre o corpo e a alma pela arte marcial da espada de Haedong”.

Hoje, o Haedong Kumdo, considerado a principal arte marcial tradicional de espada no Oriente, tem obtido sucesso na popularização do verdadeiro treino de espada e não mede esforços para levar ao mundo a essência da arte marcial coreana de espada.

O Haedong Kumdo possui Associações em vários países (Brasil, EUA, Canadá, México, Nova Zelândia, Austrália, China, Malásia e Cazaquistão).

 

Han-Il Na

Korea Haedong Kumdo Association

 

Postura Basica de Treino e Respiração Danjun

 

A postura básica de treinamento é essencial em toda arte marcial, e as técnicas muito avançadas são, consequentemente, a aplicação e variação do treinamento básico, o qual fornece o principio da arte marcial. Este treino básico também é útil como base para fortalecimento muscular, resistência e para o aprendizado dos princípios da espada. A essência do Haedong Kumdo provém do treinamento da postura básica.

A respiração Danjun, sendo outro foco do Haedong Kumdo possui também grande importância, uma vez que, sem a respiração correta, haveria muita dificuldade em executar uma técnica muito avançada; assim como a melhora da capacidade de concentração é obtida através deste exercício de respiração pode consolidar o Kumdo como uma arte marcial para a vida.

 

 

Histórico do Sr. Na Han-il, presidente da Associação Coreana de Haedong Kumdo:

 

1956 a 1957 – Morou em um templo budista na sua adolescência, onde treinou com os principais monges coreanos da época.

1975 – Organizou uma academia na Universidade Jung-ang, onde lecionou por um bom tempo e se alistou no exército coreano.

1978 – Começou a trabalhar na rede de televisão coreana CBS com dublagem de voz (exerce a profissão de ator até os dias atuais) e lecionou a arte marcial nas principais universidades da Coréia (Seul, Koryo e Dong-uk).

1982 – Estabeleceu sua academia no bairro Sotchô, em Seul (capital do país).

1984 – Formou o Haedong Kumdo e todas as suas regras e princípios.

1992 – Inaugurou a Associação Coreana de Haedong Kumdo.

1994 – Sr. Oh Jong-kyeo desenvolveu o livro Haedong Kumdo.

1995 – 60 pessoas concluíram os estudos de Haedong Kumdo e receberam a permissão para lecionar a arte.

1996 – Sr. Oh Jong-kyeo desenvolveu o livro Haedong Kumdo Completo.

1996 – Primeiro campeonato nacional de Haedong Kumdo na Universidade Hong-ik.

1998 – Patenteou o nome e todas as formas do Haedong Kumdo.

1998 – Segundo campeonato nacional de Haedong Kumdo no Colégio Dae-jin.

1999 – Terceiro campeonato nacional de Haedong Kumdo na Universidade Kyong-ki.

2000 – Desenvolveu o curso de mestrado na Universidade de Seo-kyung. Quarto e quinto campeonato nacional de Haedong Kumdo e Begui (corte).

2001 – Foi escolhida a atual sede da Associação Coreana de Haedong Kumdo, em Seul.

2002 – Transformou a Associação em Pessoa Jurídica. Seminário para mestres. Sexto campeonato nacional de Haedong Kumdo.

2003 – Seminário para mestres. Desenvolveu o livro “Coreografia do Haedong Kumdo”. Sétimo campeonato nacional de Haedong Kumdo. Sr. Jo Hwa-sang ganhou o primeiro lugar no campeonato mundial WCO.

2004 – Visitou Nova Zelândia, Rússia, Cazaquistão, EUA, México e inaugurou a Associação local de Haedong Kumdo nesses países. O Sr. Oh Jong-kyeo desenvolvou novo livro sobre o Haedong Kumdo. Seminário para mestres. Sr. Jo Hwa-sang ganhou novamente o primeiro lugar no campeonato mundial WCO. Seminário sobre arbitragem do Haedong Kumdo. Desenvolveu o curso de Haedong Kumdo na Universidade Suntcheon-jeil. Oitavo campeonato nacional de Haedong Kumdo.

2005 – Atuou com vigor na Ópera New Seul (peça teatral épica utilizando todas as técnicas do Haedong Kumdo). Demonstração de Haedong Kumdo na 60° comemoração da independência do cruel domínio japonês, uma das datas mais importantes no calendário coreano.

2009 – Encontrou-se com o Grão-Mestre Chang Hak Kim em Seul.

 

 

Haedong Kumdo no Brasil.

INÍCIO

Federação Haedong Kumdo Brasil:

Mestre Reinaldo Leonardi (Sereno) treina Kumdo desde 1993 recebendo técnicas derivadas do (Hapkido).

Devido a tal interesse pela esgrima e técnicas koreanas, começa a pesquisar e entra em contato com a World Haidong Gumdo Federation em 2003.

Através de seu prestigio em 2004 conseguiu 20 pessoas para um workshop, e assim, trazer um mestre do México para o Brasil.

Formou-se em 2007 pela WHDG, a partir daí Mestre Sereno leva workshops para as cidades de Itapetininga, Franca e Rio Grande do Sul deixando nessas cidades a semente da arte, sempre procurando o aperfeiçoamento e raízes Mestre Sereno deixa a entidade em 2008 se filiando e representando a Internacional Haedong Kumdo Federation  e  Korea Haedong Kumdo Association, entidades tradicionais e reconhecida pelo Governo Koreano.

 

2009 Kwanjang-Nim Chang Hak Kim é nomeado representante na América Latina pela Korea Haedong Kumdo Association formado em Hapkido, Taekwondo e Haedong Kumdo na Korea.

 

Em 2008 nasce a Federação Haedong Kumdo Brasil, com escolas em:

São Paulo – Salto – Franca – Sorocaba – Ubatuba – Caçapava – Taubaté – Campos do Jordão – Santos - Suzano

Rio de Janeiro - Niteroi – Ilha do Governador - Tijuca

Bahia – Salvador

Santa Catarina -

Rio Grande do Sul – Porto Alegre

Ceará- Fortaleza

Sergipe – Pernanbuco

Paraíba

Produzido por Ballak Web Design 2013